Tendências para as mídias sociais em 2019

...

O campo digital está cada vez mais amplo com as diversas mudanças de cenário que impactam tanto usuários quanto as estratégias das organizações. A reinvenção torna-se, quase que, obrigatória para empresas se manterem no mercado. Por isso, trouxemos algumas tendências, estudadas pela Kantar Media e HootSuite, para te auxiliar nesse processo de mudança digital que estamos vivenciando.

Foco na realidade
Vamos iniciar logo por esse tópico: a realidade. Depois de um ano envolvendo uma relação complicada com a verdade, devemos, cada vez mais, buscar o foco no que é real, o que é mensurável, confiável. As fake news que, inclusive, participaram do cenário brasileiro, e os problemas envolvendo o vazamento de dados despertaram interesses por outro comportamento. Acredita-se que as pessoas irão buscar transparência por parte das empresas nas mídias sociais, não apenas uma conversa sobre produtos e serviços. Marcas que desenvolvem seus produtos e serviços de maneira real e procuram se conectar intimamente com os usuários possivelmente terão maior credibilidade.

Muitas stories
Ao que tudo indica este ano as stories vão se consolidar como uma das tendências para mídias sociais. Chris Cox, chefe de produto do Facebook, indica que para o compartilhamento de informações as stories vão se tornar mais usadas do que os feeds. Assim, as empresas que as usam de forma estratégica certamente aparecerão onde os usuários estarão buscando. O Instagram Stories, que elevou a popularização da ferramenta, já faz parte das estratégias de várias empresas.

Conversas pessoais
A popularidade de aplicativos como WhatsApp, Messenger, chats do Instagram, mostram como as pessoas querem se comunicar cada vez mais e de forma ágil. Os aplicativos de mensagem serão, segundo o HootSuite, uma tendência crescente entre usuários. Aplicativos como o WhatsApp Business e os chatbots do Messenger, que são formas de empresas estarem presentes nestes meios, são exemplos. Assim, as empresas que investirem em conversas personalizadas e próximas dos usuários possivelmente ganharão mais engajamento e visibilidade.

Anúncios mais difíceis
A grande quantidade de anúncios que estamos vendo nas mídias sociais não indica que as pessoas estão de fato prestando atenção naquilo que é anunciado a elas. Anunciar em redes sociais ficou mais relevante e de fácil acesso, mas também ficou mais caro e difícil de ganhar a atenção do usuário. Assim, uma das tendências para redes será uma maior dificuldade e a necessidade de desenvolver anúncios mais autênticos e próximos e seus usuários.

O poder do engajamento
O engajamento da comunidade é uma parte crucial da estratégia de marketing de uma marca e esses mecanismos não podem se limitar a plataformas sociais. De acordo com o estudo da Kantar TNS, três quartos dos consumidores pesquisados sentem que pertencem a uma comunidade. Além disso, cerca de metade deles estão dispostos a se envolver com em uma comunidade criada por uma marca. Para os consumidores, a necessidade de pertencer a uma comunidade é particularmente forte. Para as marcas, o ponto chave é entender as verdadeiras percepções significativas com o auxílio de dados para a conexão entre consumidor-possível consumidor para com a organização.

Fonte: Conquista Comunicação, Hootsuite, Mundo do Marketing e Brainstorm 9