Sua pequena empresa pode e deve ter um marketing de sucesso

...

Não importa o tamanho ou segmento, toda empresa precisa e deve investir em marketing e, principalmente, no planejamento contínuo dele. O marketing é vital para qualquer tipo de negócio e não é, necessariamente, preciso ter muita verba para isso.

Pense primeiramente sempre em três objetivos principais:

1) tornar a sua marca mais conhecida pelo seu público-alvo;

2) vender mais;

3) se relacionar com os seus clientes para fidelizá-los.

Esses três pilares dependem de conhecer bem o perfil do seu cliente e estar sempre alinhado com o propósito da sua marca.

Atualmente, chamamos o público de persona ou avatar. Especifica-se a idade do seu cliente, sexo, de que região é e, até mesmo, seus hábitos e comportamentos, tudo pensado para que as suas ações sejam cada vez mais assertivas.

Para tornar a sua marca mais conhecida, é importante investir em marketing digital, estar presente e produzir conteúdos para redes como Facebook, Youtube, Instagram e LinkedIn (essa última, mais específica, para empresas B2B). E não só isso, é necessário estar sempre focado no interesse do seu público e alinhado com a sua marca.

Para estimular mais as vendas, você também pode investir em Google Adwords com o objetivo aparecer bem posicionado nas buscas quando o seu serviço ou produto for pesquisado.

Além disso, a criação de um site responsivo (que se adapte a qualquer dispositivo móvel) ajuda muito nos resultados, facilitando que a página suba na busca orgânica do Google. Outro recurso muito usado é o blog, que oferece notícias, artigos e conteúdos da empresa e do mercado para os clientes e interessados.

Por fim, para fidelizar seus clientes, além de tudo que já foi falado, vale a pena investir em campanhas de e-mail marketing, contanto novidades, divulgando promoções, descontos e, até mesmo, alguns conteúdos para seu público de forma segmentada.

O importante é desenvolver um bom planejamento, aproveitando as oportunidades que surgirem e que estiverem alinhadas com a empresa e a verba dedicada. Assim, você trabalhará o marketing do seu negócio sempre, de forma positiva e com resultados!

Fonte: Exame