Sete erros de marketing cometidos pela maioria das empresas

...

1 – “Achar” que conhece bem o seu cliente
É preciso ter certeza sobre quem, de fato, é o seu cliente. Atualmente, através do marketing digital é possível criar uma persona ou avatar, detalhando não só idade, sexo, região mas também seus comportamentos, hábitos, medos, sonhos e desejos.

2 – Não conhecer a opinião das pessoas sobre o seu produto ou serviço
Às vezes, uma empresa acha que o que atrai seu cliente é um determinado item do seu produto ou serviço, quando, na verdade ele é atraído por outra razão. Assim, é importante conhecer e entender o que o seu cliente enxerga como proposta de valor para a sua marca e o seu por quê.

3 – Fazer uma venda e esquecer de se relacionar
A melhor venda é aquela que deixa o cliente satisfeito e encantado a ponto de recomendar a marca. Desta forma, crie um programa de relacionamento para “cuidar” do seu cliente. Pode ser uma ligação de pós-venda para verificar a satisfação com a entrega, o envio de um cartão de aniversário, um cupom de desconto para a próxima compra etc.

4 – Acreditar em soluções mágicas
No mundo dos negócios não há milagre, nem mesmo nas redes sociais. Muitas empresas acreditam que somente com campanhas de marketing digital irão atingir todas as suas metas.

Isso não é verdade, pois, muitas vezes, o produto ou a entrega apresentam problemas – ou, até mesmo, o público-alvo da campanha está equivocado.

5 – Investir em ações imediatistas
Sem planejamento e acompanhamento não há resultados. Vale mais a pena investir em ações simples mensais do que em uma grade iniciativa que depois não será aproveitada.

6 – Subestimar a concorrência
É fundamental acompanhar o que o seu mercado está fazendo, no Brasil e exterior. Dessa forma, além de ver o que as outras marcas estão aplicando, muitas vezes você saberá tendências que poderá adaptar para a sua empresa, com ótimos resultados.

7 – Acomodar-se
Mesmo que a sua marca seja um sucesso, isso só reflete o acerto das ações do passado. Toda empresa precisa estar em um processo de melhoria continua, para se superar e entregar a melhor experiência aos clientes, sempre. E isso vale para o seu planejamento de marketing também.

Fonte: Exame