Redes Sociais: Facebook irá punir conteúdos de falso engajamento

...

O Facebook, que já estava estudando maneiras de bloquear conteúdos que utilizassem call to action para gerar um falso engajamento, divulgou, através da sua página oficial, uma nota revelando que a medida será colocada em prática.

O call to action é uma estratégia utilizada por produtores de conteúdo para estimular o usuário a engajar com a publicação, são exemplos: “marque aqui cinco amigos” ou “compartilhe para concorrer a uma viagem”. E é exatamente esse tipo de postagem que a plataforma irá punir.

Falso engajamento

Segundo a rede social, esse tipo de texto ocasiona um falso engajamento, pois as atividades geradas (curtir, comentar ou compartilhar) não são feitas espontaneamente. Essa estratégia é utilizada para aumentar o alcance das postagens, fazendo com que ela apareça para um maior número de usuários.

Sendo assim, o objetivo da medida é desenvolver um engajamento mais autêntico. Para isso, a equipe estabeleceu categorias através de um processo eletrônico que vai detectar quais conteúdos se aproveitam dessa tática.

Punição

As páginas que continuarem a utilizar esse tipo de call to action serão punidas pelo Facebook, revelou a rede social. Esse rebaixamento não será feito instantaneamente, pois a ideia é dar mais tempo para que os produtores de conteúdo se acostumem com as novas regras impostas.

Entretanto, alguns perfis já estão na mira do Facebook: manchetes caça-cliques e links que direcionam para sites que não oferecem uma boa experiência para o usuário. Com isso, é esperado que diminua a circulação de conteúdos com histórias e informações de pouco valor, tornando as publicações cada vez mais relevantes.

Fonte: Digaí