Redes Sociais: Facebook inicia serviço de assinatura de notícias

...

Além de ser utilizado como ferramenta de entretenimento, o Facebook também é visto como uma grande fonte de informação. Diversos veículos de notícias, como os principais jornais e revistas do país, aderiram à rede social nos últimos anos. E, pensando nisso, a plataforma inicia em março um serviço de assinatura para portais de notícias.

A novidade já vem sendo testada nos smatphones Android desde outubro de 2017.

Paywall

O sistema que está sendo testado pelo Facebook é o mesmo utilizado por diversos portais da internet. A ferramenta é chamada de paywall – sistema que restringe acesso de reportagens a leitores, objetivando dar suporte às empresas jornalísticas que desejam cobrar pelo acesso às notícias publicadas.

Assim, após ultrapassar o limite mensal permitido, o usuário se vê obrigado a assinar o serviço. Essa contagem, na maior parte dos casos, é feita mensalmente, sendo reiniciada sempre no dia 1 de cada mês. Assim como outros testes de novas funções, esse formato está sendo experimentado apenas por usuários dos Estados Unidos.

Novo formato

O novo formato pretende dar ênfase ao trabalho feito por empresas jornalísticas, principalmente com a implementação do Facebook Watch. O espaço será destinado especialmente para os veículos de mídia que quiserem publicar notícias, principalmente as que forem mais urgentes.

A medida mostra que o Facebook continua o seu trabalho de dar mais credibilidade às informações publicadas na rede social, principalmente as que tem como fonte empresas especializadas no assunto.

Fonte: Digaí