Novo formato de anúncio do Facebook imita catálogos de compras

...

Você se lembra dos catálogos de compras impressos enviados pelo correio?

Tendo chegado ao pico de 19,6 milhões em 2007, segundo dados do Data & Marketing Association nos Estados Unidos, no ano passado este número caiu pela metade, demonstrando total desvalorização deste tipo de anúncio.

No entanto, algumas grandes marcas do varejo americano ainda gastam, juntas, cerca de 21 bilhões de dólares por ano em catálogos que, na maioria das vezes, acabam indo direto para o lixo.

Pensando nisso, na última segunda-feira, 11, o Facebook anunciou uma novidade nos EUA: resolveu levar essa estratégia de marketing, ainda apreciada por muitos, para o mundo dos anúncios mobile. O novo formato ganhou o nome de “lifestyle templates” e funcionará como um catálogo online, apresentando imagens que tentarão replicar o “espírito” dos catálogos.

Como funcionará

A primeira imagem aparecerá como um anúncio normal do Facebook. Clicando nela uma vez, aparecerá uma galeria horizontal com todos os outros anúncios daquela marca. Como as páginas de um catálogo. Quando o usuário, por exemplo, clicar em uma cadeira que aparece na imagem, verá o anúncio específico da cadeira, com seu preço e detalhes. Se quiser, poderá fazer a compra ali mesmo, sem sair do site.

Segundo a marca em entrevista para o site Business Insider, os novos anúncios mantêm a característica única dos catálogos: o fator “storytelling”. Não são produtos anunciados separadamente. Diferente dos tradicionais, que querem apenas que o usuário clique e compre, o anúncio tipo catálogo servirá também como “fonte de inspiração”: ao folhear um catálogo, o consumidor se inspira e anota ideias para uma futura reforma na sala, uma futura redecoração da casa etc.

Fonte: Exame