Content Marketing: três práticas que tornam sua estratégia menos eficaz

...

Por se tratar de uma ação amplamente implementada, o Content Marketing, muitas vezes é alvo de algumas ideias pré-concebidas ou de certas práticas menos eficazes que é preciso contrariar a fim de obter os resultados esperados. Nesse sentido, existem pelo menos três equívocos relacionados ao conteúdo desenvolvido pelas marcas e suas estratégias de divulgação nas mídias sociais.

Confira quais são e como evitá-los:

#1. Qualquer pessoa pode escrever

Ainda que a maior parte das pessoas já tenham escrito algum tipo de trabalho ou projeto, nem todas possuem especial aptidão para isso. Saber juntar letras e construir frases com significado não é o mesmo que saber escrever conteúdos com qualidade.

A tecnologia, os corretores ortográficos e as redes sociais fizeram com que escrever pareça fácil e acessível, porém esta tarefa continua sendo uma competência. Os melhores redatores compreendem o seu público e conseguem adaptar-se rapidamente à mudança de contexto.

Um bom produtor de conteúdo é um contador de histórias dos tempos modernos. Suas palavras têm o poder de atrair os leitores e gerar a vontade de continuar a ler, contornando a curta capacidade de atenção da era digital.

#2. Mais, mais, mais!

O segundo equívoco diz respeito à ideia de que é preciso estar constantemente a criar conteúdo para satisfazer as necessidades do público. No entanto, mais conteúdo não significa obrigatoriamente novo conteúdo. É possível assegurar uma presença digital rica através de publicações já utilizadas anteriormente, por exemplo. A reciclagem não se aplica somente aos plásticos, cartões e vidros, mas também ao conteúdo de qualidade.

É importante observar os dados analíticos das redes sociais e plataformas em que as marcas estão presentes e identificar quais os conteúdos que funcionam, gerando bons níveis de engajamento.

Novos conteúdos levam tempo, custam dinheiro e, às vezes, podem demorar a ganhar a tração pretendida. Além disso, preferir novos conteúdos é assumir que a audiência é sempre a mesma, o que poderá não ser verdade: é preciso contar também com os utilizadores que visitam a página pela primeira vez.

#3. Se publicar, eles aparecerão.

Acreditar que basta publicar um conteúdo para aparecerem seguidores é um dos grandes erros cometidos pelas marcas. Até mesmo o melhor, mais optimizado e bem redigido texto pode alcançar melhores resultados através do auxílio promocional.

O tempo dispensado na produção de conteúdo deve ser igualado na preparação de um plano de divulgação. Este plano deve estabelecer, por exemplo, se o objetivo é compartilhar através de uma campanha de e-mail marketing ou se é boa ideia dar continuidade ao assunto através de um webinar, entre outras opções.

O tempo dispensado na produção de conteúdo deve ser igualado na preparação de um plano de divulgação. Este plano deve estabelecer, por exemplo, se o objetivo é compartilhar através de uma campanha de e-mail marketing ou se é boa ideia dar continuidade ao assunto através de um webinar, entre outras opções.

Todos os pedaços de conteúdo são uma oportunidade para construir audiência, entreter os clientes leais, apresentar-se a alguém novo e a tornar a empresa conhecida. Assim, publicá-lo apenas no website não é suficiente, é preciso implementar uma estratégia de marketing digital mais ampla, integrando o site a outras plataformas, como redes sociais, mecanismos de busca e newsletters.

Agora que você já sabe quais são as práticas de content marketing a serem evitadas, analise como tem sido as ações realizadas pela sua marca e a sua performance. Se precisar de uma gestão profissional, conte com a equipe da Conquista Comunicação!

Fonte: Marketeer