Branding: Qual é a essência da sua marca?

...

Cada vez mais exigentes e alertas, os consumidores de hoje querem que as marcas não apenas vendam produtos ou serviços, mas que ofereçam valores, uma filosofia e tenham atitudes coerentes.

Essa mudança de comportamento tornou a essência de uma marca algo fundamental para que se tenha sucesso e se fidelize os clientes. Mas afinal, o que é a essência de uma empresa?

A essência nada mais é que uma extensão da filosofia e dos valores de seus fundadores a um produto ou serviço oferecido no mercado. É a característica mais básica, confere identidade, caráter, cria associações nas pessoas e orienta escolhas.

Quando se cria uma forte relação emocional do público com a marca, associações com seus estilos de vida e aspirações, isso dá através da essência.

Agora, como descobrir a essência da sua marca?

É justamente neste ponto que entra o trabalho do branding, (ou gestão estratégica de marcas) que realiza um estudo para resgatar e entender os reais valores de determinada empresa e seus fundadores. Depois desta descoberta, ela deve ser difundida em todos os setores da empresa e absorvida pelo público, para que, assim, sua autenticidade seja percebida de maneira consistente.

Toda marca tem sua essência e seus valores, mesmo que eles não estejam muito claros a princípio. Quando uma empresa se preocupa com sua essência, demonstra que seu propósito vai além de meras relações comerciais e que deseja fazer parte da vida daqueles que convivem com a marca.

Fonte: Administradores