3 dicas de marketing para pequenos negócios

...

Independente do tamanho do seu negócio, ter uma boa estratégia de marketing é fundamental.

Considerado o guru do marketing, o americano Philip Kotler, em entrevista a revista ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, deu pelo menos três dicas para empreendedores desenvolverem um bom plano de marketing. Confira:

1. Segmentação de marketing

“O marketing de antigamente focava nas massas. Era muito caro fazer um comercial de 30 segundos para a TV. Você precisa fazer uma segmentação de marketing e identificar o público que teria o maior interesse em sua oferta.”

Antes de iniciar um negócio, o empreendedor precisa saber em quais pontos do marketing irá investir, que pessoas ele quer alcançar e quais ações podem gerar um maior retorno. Não adianta uma ação ter um grande alcance se ela não alcançar as pessoas certas.

2. Colete dados

“O novo modelo de marketing envolve construir uma base de dados com informações confiáveis de perfil do seu público. Isso vai permitir que você escolha as ferramentas de marketing corretas nas redes sociais”, afirma Kotler.

Você não pode “achar” que conhece o seu cliente. O empreendedor deve se munir de dados e ferramentas que o auxiliem a conhecer o máximo deste público-alvo, ajudando a definir seus planos de ação.

3. Construa uma “jornada até a compra final”

“Cada passo do cliente deve ser um ‘momento da verdade’ e deve encorajá-lo a dar o passo seguinte. Durante essa jornada, a empresa deve fornecer conteúdo que interesse o cliente. Esse conteúdo deve ser diferente de uma mensagem de vendas. Seria como um amigo dizendo para outro sobre algo interessante para ler.”

A ideia consiste em direcionar o cliente por um caminho de conteúdos e informações que o estimule e o leve a comprar o seu produto/ serviço. Essa estratégia passa pelos perfis em redes sociais, o site da empresa, o tipo de informação que ela transmite por essas mídias e como ela pode interessar o público-alvo.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios